Cesare Emiliani

Cesare Emiliani (Bolonha, 8 de dezembro de 1922Palm Beach Gardens, 20 de julho de 1995) foi um cientista ítalo-americano, geologista, micropaleontologista, e fundador da paleoceanografia. Desenvolveu a escala de tempo de estágios de isótopos marinhos, que, mesmo com algumas modificações, continua em uso hoje, e também o Calendário Holoceno, variante do Calendário Juliano-Gregoriano que procura ter como data-base os tempos do início do Holoceno por meramente adicionar 10.000 aos anos Juliano-Gregorianos ocorridos depois de Cristo, que apesar de seus esforços não foi adotado em uma escala global.

Estabeleceu que as eras de gelo dos últimos meio milhão de anos são resultado de um fenômeno cíclico, dando assim forte suporte à hipótese de Milutin Milanković, além disso, revolucionou as ideias sobre a história dos oceanos e da glaciação. Foi também foi quem propôs o Projeto "LOCO" (Long Cores) à Fundação Nacional da Ciência. O projeto foi um sucesso provendo evidência da história dos oceanos e também servindo para o teste das hipóteses de expansão do fundo oceânico e de placas tectônicas.

Cesare Emiliani foi honrado com o gênero Emiliania erigido para o táxon huxleyi, que havia sido previamente atribuído como Coccolithus. Foi também honrado com a Medalha Vega da Sociedade Sueca de Antropologia e Geografia (SSAG) (Suéco: Svenska Sällskapet för Antropologi och Geografi) em 1983, e a Medalha Alexander Agassiz da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos em 1989 por seus estudos de isótopos dos Pleistoceno e Holoceno planktico foraminifera.

Em seus últimos anos, se dedicou a divulgar e promover uma reforma no calendário oficial baseada no Calendário Holoceno (Era Humana), e eliminar os termos AC–DC cronologia, pela falta de um ano 0.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search